Um Sonic de verdade
16/02/2010 12:13O que acontece quando se dá a uma criança de 4 anos um Mega Drive e um cartucho de Sonic The Hedgehog 2? Ora, você consegue uma criança muito feliz e ocupada (entenda quieta) por um bom tempo. Pois bem, foram os itens que descrevi a cima que me introduziram ao mundo do entretenimento eletrônico, o clássico coro "SE – GA" Ainda ecoa em minha cabeça e o anuncio de Sonic The Hedgehog 4 trás algumas estranhas, porém agradáveis, sensações.
Com todo o trabalho que a Sega desenvolveu com seu personagem durante a era 3D a reação a cada anuncio de um novo Sonic é: espere o melhor, mas prepare-se para o pior. É claro que o início do 3D para nosso amigo azul não foi dos piores (lembre de Castlevania 64), o Dreamcast, por mais que tenha cometido erros, pode proporcionar o que ouso chamar de uma verdadeira experiência Sonic .
É com tudo isso em mente que vamos pensar um pouco sobre o que faz um verdadeiro jogo de Sonic. Para começar vamos remover uma pedra do caminho, não o 2D não necessariamente é a única forma de se ter sonic (já falei de Sonic adventure e devo pronunciar as elogiadas sequências diurnas de Sonic Unleashed), mas a forma como o porco espinho mais rápido do planeta foi tratado pela Sega cegou (que trocadilho infeliz) os fãs para essa possibilidade. Bem, dito isso vamos seguir aos aspectos importantes:
Objetividade
Os jogos de Sonic nunca se basearam exatamente na exploração interminável de fases. Não descarto com isso o fato do jogo ter certas vidas, bônus, argolas e outras coisas secretas que exigem maior empenho do jogador, mas o objetivo é claro, chegue ao fim, derrote o Dr. Robotinik e libere os prisioneiros (entenda animais indefesos). Para exemplificar o que digo posso citar Sonic Advance, um bom jogo mas que acabou indo um pouco mais a fundo na exploração (com seus emblemas escondidos) do que eu gostaria, é claro que isso aumenta o valor replay, mas a sensação de “deixei algo importante para trás” não é bem algo Sonic. Ao invés disso esperasse um “se não pegar esse bônus, não vou estar desperdiçando uma fase”, apesar de não ser obrigatório a coleta dos ditos emblemas é ruim sentir que o jogo não está sendo aproveitado ao máximo por isso
Musicas
Quem não se lembra de pelo menos um tema de Sonic? As músicas eram marcantes, mesmo numa era em que qualidade sonora não era o padrão dos hardwares de game. É de se esperar que a Sega ao menos siga a antiga linha de composições e guarde o punk rock (sem desmerecer) para suas empreitadas 3D
Jogabilidade
O ponto crítico da transição 2D/3D, mas como estamos falando de Sonic 4 vamos nos prender ao que a jogabilidade 2D oferece. Aqui muitas coisas distintas se encaixam (e é essa a graça de Sonic) chegar a Casino Night em Sonic 2 e vê-lo quicar como uma bolinha de pinball era uma experiência totalmente distinta dos loops de Emerald Hill, mas de alguma forma elas se completavam. Aqui ouso até arriscar algumas coisas de Sonic Advance como escorregar por uma espécie de corrimão só para terminar correndo em alta velocidade sobre a água. Sonic é sobre tudo isso sem perder a identidade.
Por fim fica a nossa espectativa, o que virá dessa nova aventura? Bem só o tempo e o lançamento de Sonic The Hedgehog Episode I poderão dizer.
Curta o mais novo trailer e fique com água na boca
Por Lucas
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Data | 10/03/2010 |
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De | Jefferson |
Assunto | hedgehog...! |
Taí uma crítica (ou só uma opinião mesmo) dos jogos do sonic. Poxa eu nunca cheguei a zerar todos os jogos do Sonic, mas já joguei todos eles. Era bom desde o master system até que chegou ao "Sonic Blast" o primeiro já na idéia do 3D e então foi totalmente só no Dreamcast. Já que joguei os de ps2 e alguns de ps3, não que o 3D seja tão ruim, mas os jogos eram bons (pelo menos pra mim). Mas o melhor de todos foi o de Nintendo DS, já que o gráfico era melhor que os de mega drive e a jogabilidade era muito boa e semelhante, até porque o jogo mistura 3D e 2D dependendo da fase.
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