O futuro da Microsoft: Projeto Natal
20/02/2010 19:27por Preto
Criado pelo brasileiro Alex Kipman juntamente com Don Mattrick (ex-presidente da EA e chefe da divisão de videogames da MIcrosoft), o Projeto Natal explora a capacidade de medir distâncias e profundidade do ambiente, graças à visão binocular dada ao console e seu sensor de profundidade.
Foi a principal atração da E3/2009 por apresentar um sistema de controle por captação de movimentos e reconhecimento de voz. Basicamente uma evolução do Nintendo Wii.
Segundo a Microsoft, o aparelho combina uma câmera colorida, sensor de profundidade, microfone e processador especial. Diferente de câmeras e controles 2D, o Project Natal acompanha o movimento do corpo do jogador tridimensionalmente, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na voz.
E como funciona?
Basicamente funciona da seguinte forma: Uma CPU embutida no aparelho trata as informações e as manda como instruções simples para o videogame. Na prática, isso desafoga o videogame, que pode se concentrar em fazer o processamento do game ou simulação que está rodando, sem gastar ciclos de processamento na interpretação da enorme quantidade de dados gerada pelo Projeto Natal.
Demos já foram apresentadas e testadas. O sistema de detecção funcionava perfeitamente em tempo real, sem atrasos entre a ação do jogador e a ação tela. Halo e Burnout são exemplos de jogos que foram adaptados ao sistema do Projeto Natal.
Milo, o menino propaganda
Em simulações do sistema, foi apresentado Milo, um menino virtual que reagia às expressões facias, mudanças na voz e ações do jogador. Um desenho foi oferecido pelo jogador à Milo, que imediatamente reconheceu o desenho, sua cor e forma.
Ai,ai meu bolso...
Não deve ser um aparelho tão barato, até porque é nada mais nada menos do que a introdução, a prévia da oitava geração dos games (na minha humilde opinião). Não faço idéia de quanto deva custar, porém espero que possa ser acessível.
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