SOTN: A Inovação e a Glória de Castlevânia
Castlevânia: Symphony of the Night (SOTN) foi lançado em 1997 para Playstation 1 e até hoje, mais de dez anos depois de seu lançamento, é considerado por muitos como o melhor jogo da série. Nele você joga com Alucard, o filho semi-vampiro (damphnyr) do Conde Drácula.
Dirigido por Koji Igarashi, o game inovou em todos os aspectos no que diz respeito à série.
Nele, não passou mais a ter o sistema por estágios(estage 1,2, etc). Agora o jogador tem pela frente um imenso mapa que conforme vai sendo explorado, as áreas são mostradas, e o mapa vai se “desenhando”. Isso é fundamental em SOTN, já que, de acordo com a porcentagem explorada do castelo, o final do jogo se altera.
Outra novidade foi o acréscimo de elementos de rpg. Alucard ganha experiência conforme mata seus inimigos e passa de nível também, ficando cada vez mais forte. O jogador tem uma gama de armas e armaduras, capas e acessórios que podem equipar em Alucard e melhorar seus atributos.
As novidades não param. Alucard tem ataques especiais, que são desferidos a partir de uma combinação de botões (bolas de fogo e life drain por exemplo).
Enfim, SOTN trouxe muita coisa nova pra série, e algumas são mantidas até hoje.
A fantástica caracterização dos personagens e os belíssimos cenários vistos no castelo, são obra da designer japonesa Ayami Kojima. Após seu trabalho no game, ela passou a fazer parte do time de produção da série e continua até hoje.
A trilha sonora também é ótima. Tudo culpa da compositora Michiru Yamane.
O jogo começa revivendo batalha de Ritcher Belmont e o Conde Drácula (última fase de Castlevânia: Dracula X ou Castlevânia: Vampire Kiss), na qual Ritcher sai vitorioso e acaba com o mal. O texto abaixo aparece após a luta entre ambos, introduzindo SOTN aos jogadores:
No ano de 1792, na Transilvânia, Romênia, Ritcher Belmont, o lendário caçador de vampiros, obteve sucesso em finalmente acabar com a ameaça de Conde Dracula, Senhor dos Vampiros que havia sido trazido de volta da tumba pelo padre negro Shaft.
Entretanto, uma noite 4 anos depois, sob o brilho da lua cheia, Ritcher misteriosamente desapareceu.
Sem idéia de onde começar sua busca, Maria Renard saiu para procurá-lo. Foi quando o destino interveio.
Castlevania, o castelo de Dracula, o qual é dito aparecer uma vez a cada século, repentinamente materializou-se da névoa como se lhe mostrasse o caminho.
A esta hora, poderosas forças interagiam pela alma de um homem de nome Alucard. O mesmo Alucard que havia se unido a Trevor Belmont na luta contra seu pai imortal, Conde Vlad Tepes Dracula.
Alucard, a fim de purificar o mundo de sua própria linhagem amaldiçoada, ocultou seus poderes vampíricos e entrou no que se supunha ser um sono eterno. Mas agora ele está desperto e consciente da ação do mau mais uma vez em seu lar.
É novamente chegada a hora para as forças do bem e do mal engajarem em sua remota luta. O castelo de Dracula o chama...
E ninguém pode dizer quem deverá emergir vitorioso.
O game fez tanto sucesso que, em 1998, ganhou um remake para Sega Saturno, lançado somente no Japão. Possuía duas salas extras e Maria Renard como personagem jogável.
Quase dez anos depois, no ano de 2007, SOTN ganhou também um remake para PSP, intitulado Dracula X: Chronicles, com modificações no roteiro e na redublagem dos personagens.
É realmente uma obra-prima!